Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no adulto
O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica com sintomas de desatenção, dificuldade para manter o foco, hiperatividade e impulsividade.
Alguns dos pilares do tratamento do TDAH:
Psicoeducação:
A compreensão do TDAH é fundamental. A psicoeducação ajuda pacientes e suas famílias a entenderem a natureza do transtorno, seus desafios e estratégias de manejo. Indivíduos que têm esse diagnóstico na vida adulta podem compreender muitas de suas dificuldades e até como sua personalidade pode ter se moldado ao redor disso.
Terapia Comportamental (TC):
A terapia comportamental é eficaz no desenvolvimento de habilidades de organização, gerenciamento do tempo e estratégias para lidar com impulsividade.
Tratamento medicamentoso:
Existem opções diferentes para o tratamento do TDAH que podem ser os psicoestimulantes, mas também antidepressivos e outras medicações a depender da severidade dos sintomas e eventuais comorbidades, como transtornos de ansiedade e depressão, que são muito comuns.
Se você se identifica com esses sintomas, procure ajuda profissional para ajudar no estabelecimento do diagnóstico e orientar o tratamento adequado.