Transtornos mentais na gestação e pós parto
O período perinatal (gestação e puerpério) é o momento de maior vulnerabilidade emocional da mulher. Portanto, esse deve ser olhado com atenção pelos profissionais de saúde.
A depressão na gestação e no puerpério podem atingir até 20% das mulheres, impactando não só a gestante, mas também o bebê e toda família. A detecção precoce e a intervenção adequada são cruciais para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.
Monitoramento periódico e rastreamento:
Os profissionais médicos (obstetras e psiquiatras) devem realizar monitoramentos regulares da saúde mental da mãe, especialmente em casos de histórico prévio de transtornos mentais ou fatores de risco identificados durante a gestação.
Psicoterapia:
A psicoterapia é uma ferramenta valiosa para abordar transtornos mentais durante a gestação e pós-parto. Oferecer um espaço seguro para a mãe expressar emoções e desenvolver estratégias de enfrentamento é essencial.
Tratamento medicamentoso:
Quando necessário, o tratamento com medicamento pode ser muito importante para alívio dos sintomas. Existem diversas medicações que são compatíveis com o uso na gestação e na amamentação.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando desafios mentais durante a gestação ou pós-parto, não hesite em buscar ajuda profissional.